sábado, 18 de julho de 2009

Processo Criativo

Lembro ainda nos tempos de faculdade, professores tentando explicar de todas as maneiras como facilitar o processo criativo. Inúmeras eram os macetes, mas raramente funcionavam.
Agora que comecei a trabalhar finalmente vi que meus professores não estavam errados e seus macetes funcionavam sim. Vou tentar explicar então, em rápidas palavras como faço para incentivar o meu processo criativo.

1 - Acredite, assim como em qualquer religião, você tem que acreditar.
2- Costumo escrever palavras que se associem ao tema, o máximo possível para começar a abrir a mente.
3- Papel e LÁPIS na mão, escreva, rabisque, desenhe, coloque tudo, não se iniba e não tenha vergonha, nao deixe passar nada.
4- Comece agora a olhar as idéias mais criteriosamente, continue escrevendo.

Geralmente aparecem boas idéias já nesse passo, mas o Gran Finale vem agora.

5- Relaxe, esqueça disso por um momento, vá fazer outras coisas, quando você voltar a pensar no assunto vai se espantar com as idéias extremamente criativas que vieram a sua cabeça.

Boa sorte e não acreditem jamais em publicitários que sempre colocam em prática a primeira idéia que lhe vier a cabeça, geralmente são preguiçosos e a idéia pode até ser criativa, mas muitas vezes, se lhes fosse dedicada mais algum tempo poderia ser fantásticas.

2 comentários:

  1. É isso aí meu garoto!

    O mais importante disto tudo que você falou está no item 3 - "lápis e papel" - à mão, isto sim fará com que você ative o lado direito do cérebro - o criativo - com persistência e prática, surgirão ideias que você jamais imaginaria ser capaz.

    Vá em frente o caminho é por aí, descubra por si mesmo.

    Suce$$o

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha
    é isso aí, cé... eu teria mais um item: a primeira ideia é sempre ruim... acho que facilita a fugirmos do óbvio.
    bjjj

    ResponderExcluir