domingo, 6 de dezembro de 2009
Portfólio atualizado
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Música marcantes
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Fotos que tirei #3

quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Mais uma veiculação
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Capacidade da concentração feminina
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Dia da Consciência Negra

Pessoal, esse texto eu escrevi pra colocar no site do SINPRECE, onde trabalho. Fala sobre o dia da Consciência Negra e toda a sua história de lutas. O resultado está abaixo mas sem a parte de que fala da homenagem feita e tals. Caso alguem queira conferir o texto completo clique aqui.
Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, em todo o Brasil, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Essa data foi escolhida em homenagem ao martírio de Zumbi dos Palmares, maior líder negro da história brasileira, símbolo da luta contra a escravidão.
Zumbi lutava por um ideal: a liberdade. A história nos conta uma infinidade de barbáries acometidas aos negros que viviam naqueles tempos difíceis. Perseguições, opressão, castigos, torturas e mortes, toda essa crueldade que os escravos sofriam eram chamados pelos brancos de castigo. Simplesmente castigo.
Zumbi morreu em combate, lutando pelo que acreditava. Foi um exemplo para todos os brasileiros, negros e brancos que hoje, cada vez mais, se unem em prol de sua ideologia. Por mais triste que pareça, ainda é possível enxergar muitos resquícios daqueles tempos de perseguição aos negros e foi preciso criar diversas leis contra o preconceito racial, fazendo com que o racismo se tornasse um crime inafiançável.
Felizmente os navios negreiros não traziam somente o sofrimento africano às nossas terras, traziam também pessoas que tinham uma história de vida, costumes e crenças. Chegava então ao Brasil a cultura africana. Essa miscigenação cultural afro-brasileira deu a nós uma das culturas mais ricas do mundo. Música, gastronomia, lutas e danças. Diversas foram as contribuições culturais do povo africano ao brasileiro.
O Dia da Consciência Negra foi instituído para que haja uma maior reflexão da sociedade ao que o negro representa ao povo brasileiro. É um momento de comemoração a todas suas conquistas e o que já sofreram (e ainda sofrem) para conquistá-las. É a hora de nos unirmos e acabar de vez com a intolerância e o preconceito.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
A bituca
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Jornalista é agredida por exercer a profissão no Ceará
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Detran em greve
Seria legal se nós, usuários, também pudéssemos entrar em greve por melhores condições de atendimento.
Feliz aniversário...Mas agora???
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
"Precoceito"??

Essa foto eu peguei na página do G1 e foi feita no muro da Uniban quando expulsaram (e agora readmitiram) a tal aluna das roupas curtas.
Mas sacanagem, o pichador nem pra escrever certo. Ainda bem que é uma faculdade particular. Não quero nem pensar o que picham em um colégio público... Ou será que dizendo isso eu também estou sendo "precoceituoso"?
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Revolução Industrial
Enfim, lá no trabalho, recebi a missão de escrever um texto que fale sobre a importância dos Sindicatos na vida dos trabalhadores de hoje. Sempre procuro em meus textos situar o amigo leitor em todo o contexto de minha narrativa, sendo o mais descritivo possível.
Decidi começar meu texto com uma crônica, simulando a vida de um trabalhador da época da revolução industrial e todos os abusos que ele sofria e não se queixava, pelo contrario, agradecia todos os dias. O resultado está abaixo.
A Revolução Sócio-industrial
Seis horas de uma fria manhã de inverno Londrino em 1780. A branca neve se misturava com a fuligem, oriunda das inúmeras chaminés, e dava um tom acinzentado à tristeza que percorria aquela cidade. Uma a uma, as fábricas soavam o seu forte apito significando mais um dia de um duro expediente.
Verdadeiros batalhões de miseráveis trabalhadores amontoavam-se próximos aos portões de entrada de suas fábricas para iniciarem mais um dia de sua pesada labuta. Sabiam sim o horário do início de expediente, mas jamais, a hora do fim. Devido às precárias condições de segurança de trabalho, muitos nem saiam.
Assim era a vida de Paul, um entre tantos outros milhares de trabalhadores ingleses da época da Revolução Industrial inglesa, época essa que alavancou a tecnologia do mundo. A partir desse momento, máquina e homem trabalhariam juntos em prol da produção, reduzindo custos e maximizando lucros. Para isso, era preciso que as máquinas funcionassem a todo vapor e elas precisavam de operadores. Como o fator humano era insignificante naquele tempo, muitos foram os abusos à classe trabalhadora com intermináveis jornadas de trabalho, salários ínfimos e péssimas condições de trabalho.
Mas não havia o que reclamar, afinal de contas, Paul estava empregado. Graças a seu emprego, poderia prorrogar um pouco mais a sua miserável vida. Chegava a trabalhar 14 horas por dia em um ambiente barulhento, quente e sem qualquer tipo de ventilação. Mas estava empregado. Mal parava em casa e nem se lembrava mais da última vez que sentou à frente da lareira junto à família. Mas estava empregado.
Engana-se, porém, quem achava que Paul era um chefe de família ausente, que não dava atenção à esposa ou que não conseguia ver seus filhos crescendo, afinal de contas, arranjou emprego para todos na mesma fábrica em que trabalhava. Nada podia deixar Paul mais orgulhoso que isso. Ele e toda sua família trabalhavam.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Filassssssssss do Detran-CE...
Até que hoje o ambiente não estava tão carregado, a não ser que eu considere que aqui em Fortaleza, nessa época do ano é quase impossível chover e hoje choveu. Maldições indígenas, bruxarias, magia negra ou seja lá o que for a parte, começou meu atendimento.
A princípio tive de entrar na minha primeira fila (A), para entrar na repartição que, mesmo chovendo, os funcionários não abriram a porta nem a pau e f**-se quem estiver tomando chuva. No horário previsto, nem um minuto a mais nem a menos, abriram-se as portas. Entrei.
Peguei a segunda fila (B)do dia, onde consegui os documentos necessários para pagar as multas e então me encaminhei a uma terceira fila (C), paguei as taxas para então voltar a segunda fila, que agora já havia se tornado a quarta, tomei um chá de cadeira de 30 minutos, afinal de contas, as taxas que paguei na C, não era interligado com a B e tinha de esperar cair no sistema.
Ao fim dessa dessa minha louca aventura pelo mundo da má administração do Detran-CE, enfim peguei meu carro e espero que não tenha que voltar lá tão rapidamente, já que pedir para não voltar nunca mais seria muita pretensão.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Grande abraço a todos.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Mudança de rumo...
Atualmente arranjei um emprego na assessoria de imprensa de um sindicato de trabalhadores. Se não posso "publicitar" ao menos vou treinar minha técnica de escrita e me forçar a ser um cara mais informado, tendo em vista estar sempre "caçando" novas matérias.
Dado o exposto, o presente Blog sofrerá pequenas alterações quanto à seu objetivo inicial, estou com um projeto de começar a escrever, por enquanto, apenas histórias fictícias para manter minha imaginação ativa.
Grande abraço a todos.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
domingo, 11 de outubro de 2009
Nana Nenê
Um tempo atrás, Martinho da Vila foi ao programa do Faustão e mostrou um livro (ou CD, não me lembro bem) que estava lançando de readaptações de músicas infantis que, segundo ele, eram muito violentas e tristes como por exemplo, "atirei o pau no gato" ou "o cravo que briga com a rosa".
Depois da paternidade, vejo que ele tem muita razão e não me atrevo a cantar um simples "Nana Nenê", afinal de contas, de acordo com a música, se ele nanar "a Cuca vai pegá-lo" e não posso desejar esse mal ao meu menino.
Ao contrário, procuro fazer algumas adaptações de músicas nacionais que a gente escuta em rádio, sempre colocando o Bruno como o protagonista da música e assim vou levando, assim vou ninando.
O problema é de madrugada. Tal qual um guaxinim e seus hábitos noturnos, Bruno sai à "caça" usando como armas um choro estridente para atrair sua "presa", o leite da Sandra que, felizmente, sempre tem em estoque na geladeira.
Outra dificuldade é que depois de "devorar" sua "caça", é hora de niná-lo. Geralmente temos que vencê-lo pelo cansaço e ficar ninando até a hora dele arrotar (e que arroto!) e depois cair no sono. Minha maior preocupação neste processo é o de não pegar no sono antes e acabar caindo com a criança em meus braços. Chega a ser assustador. Quanto mais abro a boca em bocejos, mais ficam abertos os olhos do bebê e chego a jurar que posso ouví-lo rindo de meu sofrimento.
Uma hora ele dorme, caso contrário reveso a ninada com a esposa, afinal de contas, não é possível que uma pequena criatura consiga vencer dois adultos.
O mais engraçado é que somos doidos por aquele pequeno.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Propaganda Premiada - Tok Stok
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Puta sacada...
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Oi, tudo bem?
É claro que eu não quero saber se você realmente está bem. Mal consigo administrar os meus problemas, por que iria querer compartilhar os seus então? Só quis ser educado e mudar um pouco o tão cotidiano (e agora posso afirmar prático) bom dia. Erro fatal.
Desculpem-me as pessoas de mais idade, mas é um fato. Idosos adoram falar que não estão muito bem, geralmente por problemas de saúde. Na verdade, isso deveria ser estudado com mais profundidade. Será que eles realmente têm tantos problemas de saúde ou será apenas carência? Ou pior, os dois?
O fato é, jamais pergunte a uma pessoa, independente da idade, se ela está bem, se você não está realmente disposto a ouvi-la. Prefira sempre o bom dia, boa tarde ou boa noite nesse caso.
Sacanagem, né?
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Microconto #1
sábado, 26 de setembro de 2009
E continua o Leilão na Agência de Publicidade

sexta-feira, 25 de setembro de 2009
A Noite

O sol, há muito já se foi mas não existe escuridão. As luzes da cidade não permitem, cada vez mais fortes, cada vez mais piscantes. Observo. Reflito. E continuo a caminhar.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Se beber não dirija

Hoje, agorinha mesmo, escuto pela primeira vez uma mensagem educativa de trânsito ao final de um spot do ramo automobilístico.
sábado, 19 de setembro de 2009
Visão de um nascimento

São 4:29 da manhã e o despertador se prepara para tocar. Já é possível sentir os primeiros raios de sol adentrando o novo dia que chega. Um dia de muitas mudança na minha vida. 4:30, toca o despertador. Começa o dia.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Preconceito ou Estereótipo?
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Procurando emprego

quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Pedido de demissão

"Com o dedo em riste, bradei a plenos pulmões para que todos do escritório pudessem ouvir: Eu queria ser a metade da pessoa que você acha que é, Dr. Saldanha. Eu me demito!
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Parabéns a Globo de novo...

Poxa, parece até que estou puxando o saco mas é admiração. A Central Globo de Jornalismo está matando a pau. Hoje passou no Jornal Nacional uma matéria sobre os 40 anos de esporte transmitidos por eles. Mais uma vez o texto, edição de imagens e trilha sonora foram perfeitos. Muita qualidade mesmo.
sábado, 5 de setembro de 2009
É Brasil na Copa!!!
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Fotos que tirei #2

quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Propagandas marcantes #3 - Variant
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Prêmio Central do Outdoor

domingo, 30 de agosto de 2009
Responsabilidade Social
sábado, 29 de agosto de 2009
Há um ano...

Pois é. Há exatamente um ano estava no altar dizendo o tão temido, digo, tão desejado sim.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Calvin & Haroldo

quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Blog de roupa nova
Propaganda da Heineken
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Falem bem, falem mal, mas falem de mim... Será?
domingo, 23 de agosto de 2009
Minha esposa virou blogueira!
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Propaganda Veiculada
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Dica de site #1
terça-feira, 18 de agosto de 2009
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Educação no Trânsito
domingo, 16 de agosto de 2009
Fotos que tirei #1

quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Propagandas marcantes #2 - Pipoca e guaraná
Brochada Criativa
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Desencannes
O slogan do site é "Desencannes, as pérolas da propaganda que nem chegam nem ao atendimento. Provavelmente todo publicitário já criou alguma propaganda do tipo e não teve coragem de mostrar para ninguém. Chegou a chance.

terça-feira, 4 de agosto de 2009
Dicas de leitura # 2 - Folhetim Charges.com.br
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Propaganda marcantes #1 - Aquarela
domingo, 2 de agosto de 2009
Portfólio Atualizado
sábado, 1 de agosto de 2009
Dicas de leitura
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Tem que fazer o projeto
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Uma propagandinha de nada

Certa vez recebi a tarefa de fazer uma faixa para uma Cooperativa de médicos anestesistas. Era coisa simples e qualquer coisa iria valer. Até pensei em colocar um título banal como "homenagem aos médicos atletas" e outras coisas sem criatividade nenhuma. Meu chefe me deu umas dicas para que eu pudesse aguçar a criatividade. O resultado foi este. Gostei.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Pintando o quarto.
Esse final de semana comecei a pintar o quarto do meu primogênito que está por vir. Não pude deixar de ter algumas lembranças.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Uma de mil técnicas para se fazer propaganda
sábado, 18 de julho de 2009
Processo Criativo
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Agora é tarde... Ainda bem que não foi pra mim.
Não consegui me convencer que aquilo era bom pra mim
Minha cabeça paranóica não deixou eu me mover
Fiquei ali paralisado sem saber o que fazer
Agora é tarde como eu fui bobo em vacilar
Mas não vou mais deixar passar aquilo que eu quiser fazer
Ainda é cedo pr'uma outra chance aparecer
E dessa vez eu vou fazer de tudo pra ela acontecer
Eu tive a chance e só o que eu tinha que fazer era ir lá
Me apresentar, nada de mais, era tão fácil de fazer
Eu tive medo e agora eu sei que é melhor se arrepender
Do que se fez do que não ter tido a coragem de fazer
Agora é tarde como eu fui bobo em vacilar
Mas não vou mais deixar passar aquilo que eu quiser fazer
Ainda é cedo pr'uma outra chance aparecer
E dessa vez eu vou fazer de tudo pra ela acontecer
terça-feira, 9 de junho de 2009
Por que o pai sempre é o bobão?
Comecei a lembrar de alguns amigos e parentes que já passaram pela experiência única de serem papais e mamães e uma coisa ficou claro em todos os ocorridos. A mãe sempre vira uma figura cheia de ternura, um meigo sorriso em seus lábios irradiando felicidade a quem os vê. E o pai?
O pai sempre assume o papel de bobo da história. As pessoas sempre falam que o pai fica todo babão, todo abobalhado, enfim, acaba sempre virando o pateta da história embora todos concordem que isso é excesso de alegria.
Gostaria então de deixar aqui um forte abraço a todos esses bobões, babões, patetas e todos outros adjetivos que possam parecer pejorativos, mas se tratando do nascimento de um filho viram elogios.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Um início a cada dia...
Nada como um novo dia para começar novos projetos e quando estou falando em novo dia eu estou levando ao pé da letra, a hora que escrevo são os exatos primeiros 16 minutos do dia 5 de junho de 2009, um dia que promete decisões muito importantes nessa nova fase de minha vida.
Para quem não me conhece me chamo César Mengozzi, sou publicitário e gosto de fazer diversas coisas que com o passar do tempo vai ser possível observar, não quero deixar esse meu primeiro texto extensivo e possivelmente chato por isso não pretendo me prolongar.
Esse meu novo projeto ainda não tem uma forma definida, é como uma obra de arte que aos poucos será talhada e falarão de objetivos específicos, provavelmente relacionados ao mundo da publicidade, que há muito me encanta mas que há pouco exerço. Pretendo coletar e passar dicas de quem está aprendendo a profissão assim como eu e acima de tudo aprender. Vou utilizar esse espaço também para ousar postar trabalhos publicitário e fotográficos que executarei e mostrar como se passou todo o processo criativo para que se chegasse ao resultado final.
E não é que com esse pequeno papo já comecei a ter uma luz do que vai ser o meu blog?
Grande abraço a todos.