segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pega essa Oswald de Sousa!

Não sou muito fã de novelas. Também não serei hipócrita e dizer que nunca assisto, afinal de contas, vez ou outra aparecem umas com histórias bem legais. Por exemplo, eu adorava a do "macaco Chico". Mas não estou aqui para elogiar, e sim tumultuar.
Gostaria de falar da atual novela de Manoel Carlos. O Maneco, para os íntimos. Nada contra e, decididamente, nada a favor mas, convenhamos, o cara exagera demais. Famoso por sempre rechear suas tramas com as maiores polêmicas que rondam a sociedade, como casamento gay, homem batendo em mulher, gays querendo adotar crianças, etc, nessa ele está forçando demais a barra.
Os seus golpes de coincidência ultrapassaram qualquer barreira das possibilidades, um artifício que só uma legítima novela das oito pode propiciar aos seus milhões de fãs não-esclarecidos. Com tantos absurdos, somente um mago da estatística poderia nos ajudar: Oswald de Sousa!
Oswald de Sousa, matemático famoso e respeitado, é conhecido nacionalmente pela frase "segundo o matemático Oswald de Sousa", sempre presente no Jornal Nacional quando o Campeonato Brasileiro vai se afunilando e as estatísticas das chances dos times serem campeões ou rebaixados vão surgindo.
Vamos aos fatos! Uma modelo carioca (Helena) vai desfilar em Petra. Lá conhece um fotógrafo (Bruno) também carioca, com idade semelhante. Se apaixonam. Como se não bastasse, o bonitão é filho bastardo do marido da bonitona (Marcos) que, por sua vez, está traindo sua esposa com uma mulher (Dora) que há pouco tempo havia salvado Helena de morrer afogada. A única maneira dessa história ser ainda mais irreal seria se todos os personagens morassem na China.
Pra que apelar tanto, Maneco? Não basta a menina paralítica e toda a dificuldade de seu dia a dia? A alcoólatra anoréxica? O ricaço que se apaixona pela garota de programa?
Se Oswald de Sousa tentasse calcular o grau de probabilidade de todas essas coincidências, provavelmente ouviríamos no próximo Jornal Nacional, pela voz inconfundível de William Bonner: -Segundo o matemático Oswald de Souza, Manoel Carlos enlouqueceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário